FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
CULTIVATING EMOTIONAL BALANCE

Você já sentiu que precisava de mais recursos internos para lidar com um mundo
cada vez mais complexo e difícil de prever?

Já sentiu vontade de ajudar as pessoas queridas à sua volta, 
impactadas pelos desafios e emocionalmente adoecidas?

A formação no Programa Cultivating Emotional Balance é, acima de tudo,
 um processo de transformação pessoal,
que aos poucos transborda e faz brotar o desejo de compartilhar as vivências,
os caminhos e as práticas que convidamos a fazer parte do nosso dia-a-dia.

 

O Florescer do Coração Humano

O propósito central do CEB é oferecer uma visão onde se pode escolher cultivar a eudaimonia – um bem-estar que não se limita à busca incessante de momentos de conforto e prazer e de escapar de momentos de dor. É a experiência de florescer a cada dia, de cultivar todas as qualidades humanas às quais temos direito de expressar.

Unindo as sabedorias da ciência contemplativa oriental
e da ciência ocidental das emoções cultivamos quatro dimensões da nossa experiência humana:

  • propósito
  • presença
  • sabedoria
  • afetos e relações

Conheça os criadores do CEB

O Dr. B. Alan Wallace é um dos mais prolíficos autores e tradutores de Budismo Tibetano no Ocidente, e tem procurado continuamente formas inovadoras de integrar práticas contemplativas com a ciência moderna ocidental, contribuindo assim para o progresso do estudo da mente. É um estudioso e praticante de Budismo desde 1970, e tem ensinado teoria e prática de meditação por todo o mundo desde 1976. É fundador do Center for Contemplative Research em Crestone, Colorado, onde conduz retiros longos de meditação.

 

O Dr. Paul Ekman é professor Emérito de Psicologia na Universidade da Califórnia e um dos mais reconhecidos investigadores de comportamento não-verbal, área que abrange o estudo das expressões faciais e dos gestos. Paul Ekman é autor de mais de 100 artigos e obteve vários títulos de doutor honoris causa.
Paul Ekman foi nomeado pela Associação Americana de Psicologia como um dos psicólogos mais influentes do século XX. A Revista Time em 2009 nomeou-o como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

 

A Dra. Eve Ekman, em conjunto com o Professor Alan Wallace, é responsável pela formação de professores do programa Cultivating Emotional Balance desde 2010. Desde 2014, no Centro de Medicina Integrativa de Osher, EUA, Eve Ekman continua a aprofundar a sua investigação nas áreas da empatia, burnout e propósito no trabalho. O seu foco é o desenvolvimento de uma formação destinada a profissionais de saúde, que permita o cultivo de competências como empatia, gestão de estresse e burnout, e ainda a procura de significado e propósito no trabalho.

 

Como esta formação de professores do CEB está estruturada?

A certificação internacional tem a duração do curso é de 1 ano. As aulas da próxima turma começam em abril de 2026 e terminam em março de 2027. A certificação é dada pelo CEB Inc., instituição americana dirigida pela Dra. Eve Ekman.

Ao final do processo de certificação, você pode escolher completar o processo de pós-graduação com reconhecimento do MEC, cursando por mais 4 meses e elaborando um material de conclusão de curso.

Os encontros são mensais em formato híbrido e aos finais de semana
– sábados das 9 às 17h00 e domingos das 9h00 às 13h00.


Você conhece as professoras do CEB Teachers Training no Brasil?

A Elisa Kozasa e a Jeanne Pilli fazem parte do Conselho Internacional do CEB Training
e foram designadas para oferecerem a formação de professores no Brasil.
Desde 2018, formaram mais de 450 professores
que ensinam o programa em diversos formatos e diferentes contextos.

Elisa Kozasa

A Elisa é …

Jeanne Pilli

Jeanne é farmacêutica-bioquímica de formação e teve uma carreira longa em multinacionais do setor farmacêutico. Até hoje trabalha como consultora na área de saúde. 
Há mais de 25 anos dedica-se às práticas de meditação budista e tem sido orientada por muitos professores queridos como Lama Padma Samten, Alan Wallace e Erik Pema Kunsang. Dedica boa parte de seu tempo a traduções de livros e a servir como intérprete em retiros e ensinamentos de seus professores.
Conduz diversos grupos de estudos de temas relacionados à prática de meditação e a ensinamentos budistas.
Fez sua formação no CEB em 2013 e novamente em 2017, quando chegava o momento de se tornar formadora de professores do CEB.
Boa parte de seu tempo é dedicada a compartilhar o conteúdo do CEB de diversas formas.

Assista esta entrevista feita pela querida Daiana Garbin em seu programa “Eu Vejo Você”, 
onde a Elisa e a Jeanne falaram um pouco sobre alguns dos fundamentos do CEB.