Aline Carvalho da Costa

São Paulo/ Campinas

Sou formada em Engenharia Química pela UFRJ, com mestrado e doutorado pela COPPE/UFRJ e sou professora na Faculdade de Engenharia da UNICAMP desde 2004, onde ensino e faço pesquisa numa área que tradicionalmente não está preocupada com emoções, apesar de depender fortemente das conexões humanas para funcionar em harmonia.

Em 2014, um acontecimento que virou a minha vida de cabeça para baixo me levou a buscar autoconhecimento, o que me conduziu aos ensinamentos budistas e à meditação. Me apaixonei pelo convite do budismo para entender como a minha mente funciona através da investigação em primeira pessoa. Comecei a perceber com clareza que voltar o olhar para o meu mundo interno é mais efetivo e transformador do que tentar mudar o que está fora.

Minha motivação para continuar a me aprofundar e a minha vontade de compartilhar a minha prática com as pessoas à minha volta me levaram a fazer a formação no programa Cultivating Emotional Balance (CEB) pelo Instituto Albert Einstein. Já conhecia e admirava a Jeanne Pilli, uma das professoras do curso, e sabia que a formação seria boa. O que não esperava era que fosse tão transformadora. O curso estruturou muitos dos conceitos que eu já tinha, mas não conseguia interligar, trazendo uma base científica que me possibilitou trazê-los para o ambiente universitário com segurança. E me trouxe uma comunidade de professores que se tornou uma rede de apoio incrível, com pessoas que se tornaram meus melhores amigos.

Desde que terminei o curso tenho oferecido o CEB todos os semestres na extensão da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Tenho tido turmas que juntam alunos de graduação, pós graduação, funcionários, docentes e pessoas da comunidade externa da Unicamp. Essa diversidade faz as partilhas serem muito ricas e é muito lindo ver o impacto que o programa CEB tem nas pessoas e na conexão entre elas. A experiência de sentar em roda com os ensinamentos do CEB, estabelecer um ambiente seguro onde podemos nos ouvir e compartilhar alegrias e dores é uma das coisas mais preciosas que já experimentei na vida.

E-mail: aL286899@unicamp.br
Instagram: https://www.instagram.com/a_aline_costa